PROJETOS SAMARITANOS

Ronda_principal1.png

A Ronda é o nosso projeto mais antigo. Nele, DISTRIBUÍMOS COMIDA, VESTIMENTAS e ACOLHIMENTO, todas as terças-feiras e quintas-feiras.

Na terça, o preparo dos alimentos começa durante o dia, mas às 19:30 horas nos reunimos no Salão Paroquial da Igreja de Casa Forte (Praça de casa Forte, 412) para organizar as quentinhas e o material, saímos na ronda, propriamente dita, às 21:00 horas e retornamos ao salão por volta das 0h.

Na quinta, saímos da Casa Samaritanos (Rua Major Codeceira, 74, Santo Amaro), às 19h30 e retornamos às 22h para nossa sede. Nesse dia, toda a produção de alimentos é realizado por voluntários(as) na nossa cozinha própria e tem início às 14h.

 

Diversos voluntários contribuem em diferentes fases das nossas rondas, seja na logística, na produção das refeições e na distribuição!

É neste "projeto base" que ocorrem os atendimentos jurídicos do projeto Ronda de Direitos, os atendimentos de saúde do projeto ViveRua! e parte da triagem do projeto Volver. 

Acolhemos aproximadamente 500 pessoas por semana, passando por 22 bairros entre Recife e Olinda, mobilizando mais de 100 voluntários.

Ronda_padr%C3%A3o1_edited.jpg
Ronda_padr%C3%A3o1_edited.jpg
RdD_lamarelo.png
RdD_amarelo.png

Em maio de 2019, demos início ao projeto Ronda de Direitos, da nossa Comissão Jurídica (Veritas), em parceria com as Defensorias Públicas do Estado e da União. Neste projeto, os DEFENSORES PÚBLICOS saem, uma vez por mês, nas nossas Rondas, atendendo a População que se encontra nas ruas.

 

Nas três Rondas do mês que antecedem à ida dos Defensores, nossos voluntários da Veritas (advogados e estudantes) fazem o levantamento de demandas e mapeamento de atendimentos, iniciando a obtenção de documentos e provas que fundamentem as ações a serem ajuizadas pelas Defensorias, cada uma no seu âmbito específico.

Atualmente, também atendemos todas as terças, quintas e sábados, das 9h às 12h, no espaço colaborativo do Coletivo Unificados pela População em Situação de Rua, situado na Rua do Sol, 107.

central_positiva.png

Profissionais da área de saúde de diversas áreas: enfermeiros, médicos, psicólogos e estudantes saem às ruas toda quarta-feira (nas Rondas) para REALIZAR ATENDIMENTOS menos complexos (sintomáticos, curativos, etc) e encaminhamentos para a rede pública de saúde e parceiros do setor privado.

 

Através de um convênio com a Secretaria de Saúde do Recife, é possível encaminhar diretamente as pessoas em situação de rua para os serviços do SUS, facilitando e agilizando o atendimento dessa população.

Com acompanhamento semanal por meio de prontuários online, a Comissão PROMOVE A SAÚDE DO POP RUA com base em 4 pilares: prevenção, educação, assistência e política.

e_1.png

Entendendo que há nas ruas uma parcela da população que pode RETORNAR AO MERCADO DE TRABALHO, resolvemos criar nosso Banco de Currículos, o Volver.


Psicólogas organizacionais e uma equipe formada por empresários e gestores de áreas variadas, estão imbuídos no propósito de criar oportunidade de retorno ao mercado de trabalho.

volver_principal1.png

Este projeto faz parte do programa Volver e pretende capacitar pessoas para OPORTUNIDADES DE EMPREGO E RENDA de forma prática e adaptada à realidade das ruas.

 

Os beneficiários têm aulas teóricas e práticas voltadas para o mercado de trabalho de forma ampla, ao mesmo tempo em que recebem formação em noções básicas de empreendedorismo, organização financeira, marketing pessoal, oratória, dentre outros, com professores reconhecidos no mercado.

 

Tudo isso com acompanhamento de psicólogos para trabalhar a organização social, a autoestima e autonomia no direcionamento dos projetos de vida escolhidos.

desenvolver_principal1.png